História de Marylene Carvalho

História de Marylene Carvalho

Sou Marylene Cerqueira de Carvalho, tenho 59 anos, Psicóloga e Gerontóloga aposentada, quero registrar minha história referente à aula de “Dança e Consciência Corporal” ministrada na Unidade do Sesc Cenário/BH-MG, a qual pratico como uma atividade para promoção da minha saúde.

Quando iniciei as aulas, no 2º semestre de 2019, sentia dores em várias partes do corpo e minha resistência física diminuída, devido ao sedentarismo. Desde então venho percebendo que minha disposição, meu condicionamento e minha resistência física têm aumentado significativamente.

Meu grupo é ótimo, muito diversificado e todas nós demonstramos afeto e carinho umas com as outras, principalmente com nossa parceira que tem a Doença de Alzheimer.

As aulas são ministradas pela professora Ana Cristina Melo que lida com todas nós de maneira respeitosa, bem humorada e afetiva, percebe o desenvolvimento e a evolução do grupo, auxilia de maneira individual conforme a dificuldade apresentada e estimula o desempenho de todas através de feedbacks positivos em cada aula.

Percebo com esta atividade, além da parte cognitiva e afetiva, que todos os sentidos são estimulados:

  • Através da coordenação do rítimo e do raciocínio dos movimentos estimulamos nossa memória e percepção.
  • Os movimentos corporais estimulam a parte motora de nosso organismo.
  • Ao observar a professora fazer os movimentos, estimulamos nossa visão porque reproduzimos o que vemos.
  • São utilizados instrumentos como bastões, balões e bambolês, assim sentimos a estimulação tátil.
  • A aula é orientada com músicas, assim estimulamos nossa audição e o domínio rítmico.
  • A coreografia escolhida em todas as aulas possibilita compartilhar a afetividade através das emoções e do acolhimento que fazemos uns aos outros.

Para concluir deixo registrado que recomendo muito esta atividade.

VOLTAR